quinta-feira, junho 17, 2010

PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL

O que é o Processamento Auditivo?
É o processo de decodificação das ondas sonoras desde a orelha externa até o córtex cerebral, ou seja, a capacidade de analisar, associar e interpretar as informações sonoras que nos chegam pelo sentido da audição.

O que é um distúrbio do Processamento Auditivo (DPAC)?
É uma falha no desenvolvimento das habilidades perceptivas auditivas, mesmo com audição normal, é totalmente diferente de perda auditiva. Em geral encontra-se associado a dificuldades de aprendizagem.

A criança pode apresentar PA se demonstrar algumas destas manifestações:
- Apresenta dificuldade em manter atenção aos sons;
- Dificuldade na aprendizagem da leitura e escrita;
- Dificuldade em compreender o que lê;
- Necessidade de ser chamado várias vezes ("parece" não escutar);
- Solicita com freqüência a repetição das informações: Ah? O quê?
- Dificuldade em entender expressões com duplo sentido ou piadas ou idéias abstratas;
- Dificuldade ao dar um recado ou contar uma história;
- Problemas de memória para nomes, datas, números e etc.
- Dificuldade em acompanhar uma conversa, aula ou palestra com outras pessoas falando ao mesmo tempo.
- Problemas de fala (troca /L/R/S/E/CH/)- Dificuldade em localizar a origem dos sons.

Orientações para os Pais e/ ou Responsáveis.
o Falar olhando para a criança, de frente para ela, em ambiente silencioso;
o Chamar pelo nome, fazer contato de olho ou mesmo tocar a criança antes de falar;
o Falar claramente – com ritmo, pausas, articulação clara, entonação enfatizada;
o Uma informação por vez;
o Garantir a compreensão – solicitar que repita a ordem (não apenas perguntar se compreendeu);
o Dar atenção para a fala da criança;
o Criar situações diárias de comunicação – pelo menos 30’;
o Treino de compreensão – no silêncio e no ruído;
o 15’ de leitura de história – diários;
o Trabalhar as mesmas histórias todos os meses (preferencialmente no mesmo horário nos dias de semana – flexibilidade aos finais de semana;
o 2º mês: leitura diária pela responsável, acompanhando o texto escrito, com o responsável apontando;
o 3º mês: o responsável lê e solicita reconto para trabalhar compreensão (desenhar a parte da história que gostou, só contar....);
o 4º mês: responsável lê as histórias com um rádio ligado, música perto da criança (atenção no volume – sem interferir na conversação). A criança pode escolher as histórias que desejar.
o Repetir a palavra-chave com + informações associadas;
o Oferecer opções para respostas;
o Fale sobre assuntos conhecidos;
o Reestruture as mensagens;
o Certifique a compreensão;
o Fale sobre objetos e acontecimentos presentes;
o Fale sobre assuntos de interesse da criança;
o Repita a mensagem;
o Use palavras mais simples e conhecidas;
o Reforce a palavra importante da frase;
o Espere resposta;
o Não fale demais;
o Estimule a criança a manter contato de olho ao falar;
o Demonstre atenção durante a conversa;
o Propiciem ambiente adequado para o estudo
o 1º dia – ocluir a orelha esquerda ou a mais prejudicada;
o 2º dia – ocluir a orelha direita ou a melhor que não está prejudicada;
o 3º dia – sem ocluir
o Seguir o mesmo treinamento mudando as histórias a cada 3 dias, durante 1 mês;

Um comentário:

  1. Olá Maria. Como o seu blog aborda o tema do Processamento Auditivo Central, visite o blog: http://processamentoauditivoportugal.blogspot.com/ com mais informação. Siga-nos para juntos fazermos a diferença. Ass: Gabinete Arte de Comunicar

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