COMO TRABALHAR COM CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Informações para a Escola
Para que a criança construa sua aprendizagem será necessário:
- Dividir a aula em espaços de exposição, seguido de uma “discussão” e síntese ou jogo pedagógico;
- Dar “dicas” e orientar a criança como organizar-se e realizar as atividades na carteira;
- Valorizar os acertos;
- Estar atento (a) na hora da execução de uma tarefa que seja realizada por escrito, pois, seu ritmo pode ser mais lento por apresentar dificuldade quanto à orientação e mapeamento espacial, entre outras razões;
- Observar como ela faz as anotações da lousa e auxiliá-la a se organizar;
- Desenvolver hábitos que estimulem a criança a fazer uso consciente de uma agenda para recados e lembretes;
- Na hora de dar uma explicação usar uma linguagem direta, clara e objetiva e verificar se ela entendeu.
a) Provas escritas de caráter operatório contendo questões objetivas, e/ou dissertativas, realizadas individualmente e/ou em grupo, sem ou com consulta a qualquer fonte;
b) Provas orais, através de discurso ou argüições realizadas individualmente ou em grupo, sem ou com consulta a qualquer fonte;
c) Testes;
d) Atividades práticas, tais como, trabalhos variados produzidos e apresentados através de diferentes expressões e linguagens, envolvendo estudo, pesquisa, criatividade e experiências práticas, realizados individualmente ou em grupo, intra ou extraclasse;
e) Diários;
f) Fichas avaliativas;
g) Pareceres descritivos;
h) Observação de comportamento tendo por base os valores e as atitudes identificados nos objetivos da escola (solidariedade, participação, responsabilidade, disciplina e ética).
Procedimentos Básicos:
- Trate o(a) aluno(a) com naturalidade. Ele(a) é um aluno(a) como qualquer outro(a);
- Use a linguagem direta, clara e objetiva quando falar com ele(a);
- Fale olhando direto para ele(a). Isso ajuda e muito. Enriquece e favorece a comunicação;
- Traga-o (a) para perto da lousa e da mesa do professor. Tê-Io (la) próximo (a) à lousa ou à mesa de trabalho do professor pode favorecer o diálogo, facilitar o acompanhamento, facilitar a orientação, criar e fortalecer novos vínculos;
- Verifique sempre e discretamente se ele (a) demonstra estar entendendo a sua exposição. Ele (a) tem dúvidas a respeito do que está sendo objeto da sua aula? Ele (a) consegue entender o fundamento, a essência, do conhecimento que está sendo tratado? Ele (a) está acompanhando o raciocínio, a explicação, os fatos? Repita sempre que preciso, e apresente exemplos, se for necessário;
- Certifique-se de que as instruções para determinadas tarefas foram compreendidas. O que, quando, onde, como, com o quê, com quem, em que horário etc. Não economize tempo para constatar se ficou realmente claro para o aluno o que se espera dele;
- Observe discretamente se ele (a) fez as anotações da lousa e de maneira correta antes de apagá-Ia. Ele (a) tem um ritmo diferente dos outros alunos, portanto, evite submetê-Io (la) a pressões de tempo ou competição com os colegas,
- Observe se ele (a) está se integrando com os colegas
- Estimule-o (a), incentive-o (a), faça-o (a) acreditar em si, a sentir-se forte, capaz e seguro (a);
- Sugira-lhe "dicas", "atalhos", "jeitos de fazer", "associações" ... que o(a) ajudem a lembrar-se de executar atividades ou a resolver problemas;
- Não lhe peça para fazer coisas na frente dos colegas, que o(a) deixem na berlinda: principalmente ler em voz alta;
- Avaliações que contenham exclusivamente textos, sobretudo textos longos, não devem ser aplicadas a tais alunos;
- Utilize uma única fonte, simples, em toda a prova (preferencialmente “Arial 14”, Times New Roman 14 ou Comic Sans Ms 16), evitando-se misturas de fontes e de tamanhos, sobretudo as manuscritas, as itálicas e as rebuscadas);Com espaçamento de 1,5
- Dê preferência a avaliações orais, através das quais, em tom de conversa, o aluno tenha a oportunidade de dizer o que sabe sobre o(s) assunto(s) em questão;
- Não indique livros para leituras paralelas. Quando necessário, proponha outras experiências que possam contribuir para o alcance dos objetivos previstos: assistir um filme, um documentário, uma peça de teatro; visitar um museu, um laboratório, uma instituição, empresa ou assemelhado; recorrer a versões em quadrinhos, em animações, em programas de informática;
- Ofereça uma folha de prova limpa, sem rasuras, sem riscos ou sinais que possam confundir o leitor;
- Construa um bom número de afirmações verdadeiras e em seguida reescreva a metade, tornando-as falsas;
- Evite o uso da negativa e também de expressões absolutas;
- Construa as afirmações com bastante clareza, aproximadamente com a mesma extensão;
- Inclua somente uma idéia em cada afirmação;
- Trate de um só assunto em cada questão;
- Redija cuidadosamente os itens para que o aluno não se atrapalhe com os mesmos;
- Use somente um claro, no máximo dois, em cada sentença;
- Faça com que a lacuna corresponda à palavra ou expressão significativas, que envolvam conceitos e conhecimentos básicos e essenciais - também chamados de “ferramentas”, e não a detalhes secundários;
- Conserve a terminologia presente no livro adotado ou no registro feito em aula.
Cuiabá, 19 de março de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário