segunda-feira, junho 21, 2010

COMO TRABALHAR COM CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Informações para a Escola

Para que a criança construa sua aprendizagem será necessário:

  • Dividir a aula em espaços de exposição, seguido de uma “discussão” e síntese ou jogo pedagógico;
  • Dar “dicas” e orientar a criança como organizar-se e realizar as atividades na carteira;
  • Valorizar os acertos;
  • Estar atento (a) na hora da execução de uma tarefa que seja realizada por escrito, pois, seu ritmo pode ser mais lento por apresentar dificuldade quanto à orientação e mapeamento espacial, entre outras razões;
  • Observar como ela faz as anotações da lousa e auxiliá-la a se organizar;
  • Desenvolver hábitos que estimulem a criança a fazer uso consciente de uma agenda para recados e lembretes;
  • Na hora de dar uma explicação usar uma linguagem direta, clara e objetiva e verificar se ela entendeu.
Na proposta pedagógica existem as seguintes possibilidades:

a) Provas escritas de caráter operatório contendo questões objetivas, e/ou dissertativas, realizadas individualmente e/ou em grupo, sem ou com consulta a qualquer fonte;

b) Provas orais, através de discurso ou argüições realizadas individualmente ou em grupo, sem ou com consulta a qualquer fonte;

c) Testes;

d) Atividades práticas, tais como, trabalhos variados produzidos e apresentados através de diferentes expressões e linguagens, envolvendo estudo, pesquisa, criatividade e experiências práticas, realizados individualmente ou em grupo, intra ou extraclasse;

e) Diários;

f) Fichas avaliativas;

g) Pareceres descritivos;

h) Observação de comportamento tendo por base os valores e as atitudes identificados nos objetivos da escola (solidariedade, participação, responsabilidade, disciplina e ética).


Procedimentos Básicos:

  • Trate o(a) aluno(a) com naturalidade. Ele(a) é um aluno(a) como qualquer outro(a);
  • Use a linguagem direta, clara e objetiva quando falar com ele(a);
  • Fale olhando direto para ele(a). Isso ajuda e muito. Enriquece e favorece a comunicação;
  • Traga-o (a) para perto da lousa e da mesa do professor. Tê-Io (la) próximo (a) à lousa ou à mesa de trabalho do professor pode favorecer o diálogo, facilitar o acompanhamento, facilitar a orientação, criar e fortalecer novos vínculos;
  • Verifique sempre e discretamente se ele (a) demonstra estar entendendo a sua exposição. Ele (a) tem dúvidas a respeito do que está sendo objeto da sua aula? Ele (a) consegue entender o fundamento, a essência, do conhecimento que está sendo tratado? Ele (a) está acompanhando o raciocínio, a explicação, os fatos? Repita sempre que preciso, e apresente exemplos, se for necessário;
  • Certifique-se de que as instruções para determinadas tarefas foram compreendidas. O que, quando, onde, como, com o quê, com quem, em que horário etc. Não economize tempo para constatar se ficou realmente claro para o aluno o que se espera dele;
  • Observe discretamente se ele (a) fez as anotações da lousa e de maneira correta antes de apagá-Ia. Ele (a) tem um ritmo diferente dos outros alunos, portanto, evite submetê-Io (la) a pressões de tempo ou competição com os colegas,
  • Observe se ele (a) está se integrando com os colegas
  • Estimule-o (a), incentive-o (a), faça-o (a) acreditar em si, a sentir-se forte, capaz e seguro (a);
  • Sugira-lhe "dicas", "atalhos", "jeitos de fazer", "associações" ... que o(a) ajudem a lembrar-se de executar atividades ou a resolver problemas;
  • Não lhe peça para fazer coisas na frente dos colegas, que o(a) deixem na berlinda: principalmente ler em voz alta;
O aluno que tem o PAC alterado tem dificuldade para ler e entender o que lê. Assim sendo:
  • Avaliações que contenham exclusivamente textos, sobretudo textos longos, não devem ser aplicadas a tais alunos;
  • Utilize uma única fonte, simples, em toda a prova (preferencialmente “Arial 14”, Times New Roman 14 ou Comic Sans Ms 16), evitando-se misturas de fontes e de tamanhos, sobretudo as manuscritas, as itálicas e as rebuscadas);Com espaçamento de 1,5
  • Dê preferência a avaliações orais, através das quais, em tom de conversa, o aluno tenha a oportunidade de dizer o que sabe sobre o(s) assunto(s) em questão;
  • Não indique livros para leituras paralelas. Quando necessário, proponha outras experiências que possam contribuir para o alcance dos objetivos previstos: assistir um filme, um documentário, uma peça de teatro; visitar um museu, um laboratório, uma instituição, empresa ou assemelhado; recorrer a versões em quadrinhos, em animações, em programas de informática;
  • Ofereça uma folha de prova limpa, sem rasuras, sem riscos ou sinais que possam confundir o leitor;
Ao empregar questões falso-verdadeiro:
  • Construa um bom número de afirmações verdadeiras e em seguida reescreva a metade, tornando-as falsas;
  • Evite o uso da negativa e também de expressões absolutas;
  • Construa as afirmações com bastante clareza, aproximadamente com a mesma extensão;
  • Inclua somente uma idéia em cada afirmação;
  • Trate de um só assunto em cada questão;
  • Redija cuidadosamente os itens para que o aluno não se atrapalhe com os mesmos;
  • Use somente um claro, no máximo dois, em cada sentença;
  • Faça com que a lacuna corresponda à palavra ou expressão significativas, que envolvam conceitos e conhecimentos básicos e essenciais - também chamados de “ferramentas”, e não a detalhes secundários;
  • Conserve a terminologia presente no livro adotado ou no registro feito em aula.

Cuiabá, 19 de março de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário