DOWN E A APRENDIZAGEM INICIAL FORMAL
Para fazer o programa há necessidade do mediador ser
observador e flexível, para que cada um progrida nas áreas mais fáceis para si,
e estimular atividades que requerem maior elaboração.
Assim, este sujeito, requer além de um ambiente
enriquecedor e estimulante, (cheio de bom senso e sem ansiedade).
A criança
necessita realizar um trabalho sistemático e bem estruturado, que a ajude
organizar bem as informações e a preparar-se para posteriores aquisições mais
complexas. Este é um trabalho que o educador deve organizar bem, fazendo-o com
criatividade, flexibilidade, respeito, exigência e alegria.
Criatividade
É necessária, porque a criança
tem de repetir muitas vezes os exercícios para adquirir hábitos e destreza,
para autonomizar gestos e respostas, para entender conceitos.
Flexibilidade
A flexibilidade será o
resultado dos dados de observação do professor e de suas capacidades de
adaptação à criança. O professor deverá estar atento aos sinais que a criança
emite, saber interpretá-los e adaptar-se a eles.
Respeito
Deve ser demonstrado de um
modo requintado. Isto pressupõe que o docente não pode demonstrar habitualmente
impaciência e frustração, ainda que o processo seja lento.
Exigência
1. Preparar sempre muito bem o
trabalho;
2. Exigir da criança aquilo
que pode render, mas nunca pedir-lhe menos.
Instrumentos para o desenvolvimento da atenção
O educador deve colocar-se de
modo que seja fácil manter o contato visual com a criança, e que ela possa
receber facilmente uma ajuda gestual ou física. O mais adequado é que o adulto
se sente também numa cadeira baixa em frente à criança ou ao seu lado.
Ao oferecer o material, e ao
explicar a tarefa à criança, o educador esta também a ajudá-la a centrar sua
atenção, que nestes momentos, deve ser canalizada visualmente para o objeto que
se lhe apresenta, se for preciso deve-se ajudar a criança na sua tarefa de
observação. Convém que adquira o hábito de olhar da esquerda para a direita, e
de cima para baixo, não só para abarcar todos os desenhos, cores e espaços, mas
também para o movimento ocular necessário para o nosso sistema de leitura e
escrita.
Percepção e discriminação
Implica o funcionamento
perfeito das grandes áreas corticais de associação no cérebro.
Incluem nestas habilidades as
atividades para reconhecer, identificar, classificar, agrupar, e enumerar
objetos, imagens e os grafismos. Também fazem parte da aprendizagem
discriminativa, o reconhecimento e a identificação de sons e de palavras.
Uma boa aprendizagem discriminativa
facilitará ao aluno o pensamento lógico, o conhecimento das formas, dos
tamanhos, das texturas, das cores, e de outras propriedades dos objetos, os
conceitos numéricos e a leitura. Também lhe servirá para adquirir muitas outras
aprendizagens na área do meio físico e social, assim como para melhorar de
forma bastante evidente a sua linguagem.
Destreza manual
As crianças, adolescentes e
adultos com Down, tem dificuldades específicas em muitas atividades que
requerem uma manipulação fina.
Assim, é conveniente e eficaz
exercícios de tensão / relaxamento, flexão / extensão dos distintos segmentos
do braço, assim como o movimento das articulações: ombro, cotovelo, pulso e
dedos que se fazem com materiais tão diversos como os saquinhos de areia ou os
pincéis.
O desenvolvimento das
capacidades perceptivas e discriminativas é a porta aberta que lhe permitirá
progredir nos programas que a escola regular poderá oferecer.
Trabalhar todas as atividades
manipulativas permitindo-lhe compreender as relações espaciais entre os
objetos.
Há necessidade de focar
atividades manipulativas como:
o Dentro,
em cima, em baixo, ao lado, primeiro e último;
o Ordenar,
selecionar e classificar, atendendo a uma qualidade determinada;
o Associar
(usando diferentes materiais) como objetos, com jogos de loto e memória,
atividades de associação com lápis e papel;
o Seleção;
o Classificação;
o Nomeação;
o Generalização.
Cabe mencionar que em algumas
etapas, o sujeito demorará para exprimir maturidade para transpassar barreiras. É
nesta caminhada que os educandos irão se preparar para progressos posteriores
mais complexos.
Bibliografia
- FONSECA, Vitor da
Desenvolvimento psicomotor e
aprendizagem, Porto Alegre: Artmed, 2008.
- LAPIERRE, André
A simbologia do movimento: psicomotricidade
e educação/ A. Lapierre e B.
Aucouturier; trad. de Márcia Lewis. – Porto Alegre, Artes Médicas, 1986.
Aucouturier; trad. de Márcia Lewis. – Porto Alegre, Artes Médicas, 1986.
- AUCOUTURIER, Bernard
A prática psicomotora: reeducação e
terapia / Bernard Aucouturier, Ivan Darrault e Jean-
Louis Empinet;trad. Eleonora Altieri Monteiro, - Porto Alegre : Artes Médicas, 1986.
Louis Empinet;trad. Eleonora Altieri Monteiro, - Porto Alegre : Artes Médicas, 1986.
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