domingo, novembro 20, 2011




Recursos para incentivar a leitura do disléxico

Maria Masarela M. dos Passos
Pedagoga – Psicopedagoga Reconhecida pela ABPp
Formação em Dislexia e Psicanálise.


Reuni algumas informações para auxiliar o seu filho(a) ou aluno(a) a tornar-se um bom leitor.
A característica de um bom leitor é a capacidade de ler um texto com fluência e ter boa compreensão. Para que ocorra a leitura da palavra, texto, história, com precisão, acessamos as nossas experiências, competências, habilidades neurais, que integram todas as características das palavras que estavam estocadas na área do cérebro e são ativadas, formando uma ponte entre a decodificação e a compreensão.
Deixo claro que a fluência não é um estágio em que repentinamente o indivíduo passe a ler todas as palavras fluentemente.
A fluência ocorre com trabalho diário, que deve ser estimulado todos os dias com duração mínima de quinze minutos.
Com este trabalho o indivíduo passa a ter:

 Foco na leitura oral;

 Oportunidades para a prática, permitindo a leitura e releitura das palavras em voz alta em um texto conectado;

 Feedback contínuo enquanto a criança, o adolescente lê. Ler em voz alta para que o feedback seja possível.

O feedback é importante porque permite que a criança modifique sua pronúncia de uma determinada palavra, e simultaneamente corrija o modelo neural dessa mesma palavra para que ele(a) passe cada vez mais a refletir sua pronúncia e ortografia exata.
Essa técnica de repetição com o feedback é chamada de leitura oral repetida orientada – primeiro o tutor lê um parágrafo em voz alta e em seguida a criança ou o adolescente lê esse mesmo parágrafo.
Este tipo de leitura pode ser realizado com textos variados, usando os seguintes recursos: coral, teatro, poemas, cordel.
Com base nesse modelo, a abordagem para o ensino da compreensão tem como foco o fortalecimento e a ampliação do conhecimento das palavras e de mundo do leitor, bem como a disponibilização de uma série de estratégias para que organize e direcione seu pensar enquanto lê.
Há um método chamado de leitura em pares – uma variação da leitura oral repetida. O tutor lê uma breve história ou passagem. Em seguida a leitura é feita por ambos. Depois o individuo que se encontra em reabilitação lê em voz alta para o outro.
Antes de iniciar qualquer tipo de leitura faça um planejamento com o paciente, filho, aluno, que será trabalhado:

 Inicialmente levante dados sobre o assunto;

 Organize um mapa;

 Aponte o título da historia e o autor;

 Caso tenha uma ilustração explore-a;

 Folhear o livro, a historia, antes de lê-lo é interessante.

Durante a leitura comece comentando as primeiras frases ou os primeiros parágrafos da historia. Isso garante que o(a) jovem esteja ativamente envolvido(a) desde o inicio. As frases de abertura são cruciais, porque frequentemente estabelecem o ambiente para a historia inteira e apresentam o local e os personagens.
Após a leitura dos primeiros parágrafos dê uma pausa, e passe a refletir com o sujeito sobre os fatos, e levante o maior número de dados sobre o assunto. Faça algumas indagações. Este recurso deverá ser utilizado para toda leitura. Também é super importante neste processo estabelecer a quem, o quê, o onde, o quando e o porquê desde o início do trabalho. Essas informações representam a estrutura da historia e fornecem pontos de referência para a discussão, ancorando a narrativa.
Preveja os eventos futuros (leia uma passagem, pare, comente e peça para o indivíduo prever o que vai acontecer).
Saber esses fatos sobre a historia ajuda a visualizar o que está acontecendo e incentivá-lo(a) a criar imagens que associam ao lugar ou às pessoas. Ter essas imagens é mais uma conexão para com a ação do livro, da história, e para se obter melhor compreensão.
De vez em quando, peça ao sujeito para resumir um enredo, para recontar uma sequência de eventos ou para lhe dizer qual é a idéia central do parágrafo que acabou de ler. Explore os vocábulos difíceis, conceitos confusos.
Depois de concluir a leitura, peça ao indivíduo para resumir a historia, para lhe dizer o que aconteceu e quais são as suas impressões. Veja se ele(a) pode recontar os eventos em ordem. Se não, essa é a hora de usar papel e lápis para mapear visualmente o texto, a historia, elencar as causas e efeitos de uma determinada sequência de eventos.
Recomenda-se que nas férias este programa não seja interrompido.
Segue resumo das atividades que foram mencionadas neste artigo.

 Estabeleça um propósito para a leitura;

 Identifique o titulo e o autor;

 Comente a ilustração da capa. Se for texto realize o mesmo procedimento;

 Folheia as páginas e leia as questões sobre o assunto que será abordado;

 Faça as cinco perguntas – “quem”, “que”, “onde”, “quando”, e “por que”;

 Relacione a historia e os eventos ao conhecimento e aos interesses atuais do sujeito;

 Preveja os eventos futuros (leia uma passagem, pare,comente e peça ao individuo para prever o que vai acontecer);

 Resuma as ideias principais;

 Faça perguntas ao longo da leitura;

 Faça inferências;

 Esclareça palavras difíceis ou conceitos confusos;

 Use imagens e visualização;

 Organize as ideias no papel;

 Reconte a sequência de eventos;

 Aproveite a história, o texto para trabalhar questões gramaticais.

Bibliografia.

— VALETT, Robert E. Dislexia: Uma abordagem neuropsicológica para a Educação de Crianças com graves Desordens de Leitura. São Paulo – Editora Manole – 1989.

— SANTOS, Maria Thereza Mazorra dos & Ana Luiza G. P. Navas. Distúrbio de Leitura e Escrita: Teoria e Prática. São Paulo – Editora Manole, 2004.

— STACKHOUSE, Joy & Margaret Snowling. Dislexia, Fala e Linguagem – Um Manual do Profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.




























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